twitterfacebookyahooyoutubeemailartigosecervejaartigosecervejaartigosecervejaartigosecerveja artigosecervejaartigosecervejaartigosecervejaartigosecervejaartigosecervejaartigosecervejaartigosecervejaartigosecervejaartigosecerveja
Sejam Bem-vindos!

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Endorfina, prazer, liberdade e mais além...

Saudações!

A semana voou, ou melhor, correu rapidamente, e nesse embalo, descreverei e citarei como extraímos a endorfina,  mas farei um esboço, sou muito objetivo e gosto chegar a ideia final sem prolixidade.

Eu sempre gostei de esportes, apesar de também gostar de uma boa cervejinha. Eu já pratiquei Kung-fu, Jiu jitsu, até Capoeira, já joguei bola, mas o que eu me desenvolvi e bem, pelo que sinto, é a corrida e justamente dedicarei um post futuramente com minhas próprias palavras ao meu esperte favorito. 



Depois de um tempo, tive que ficar em repouso, pois havia lesionado os joelhos, devido ao grande esforço, abusei demais, pairando baixo sobre o asfalto negro, também puderá, estava correndo mais de uma hora em ritmo frenético e quase todos os dias, enfim, dei uma pausa para recuperar a saúde, foi torturante, creio que recentemente voltei com tudo para retomar aquilo que sempre me fez feliz



Endorfina, o hormônio da felicidade, que leva ao prazer adquirido a partir das práticas esportivas,  produzida pela glândula Hipófise e pelo Hipotálamo, é um importante neurotransmissor,  despertando a euforia e o bem-estar. Em resposta ao cansaço físico, ela (endorfina) leva ao relaxamento. 

A endorfina é liberada gradualmente à medida que o exercício é praticado e continua sendo liberada durante os minutos seguintes. Pesquisas dizem que aproximadamente duas horas após a prática esportiva ainda há a liberação do hormônio.



E como todos sabem que o que da prazer, vicia, justamente é essa gana de conquista-la que nos motiva a continuar as atividades físicas, é uma necessidade física e mental, somos levados a ser recompensados depois do esforço com a sensação agradabilíssima. Um ciclo que se repete mais e mais e continuará. Até porque praticamente, quase todas as nossas alterações no humor, irritabilidades, instabilidades emocionais, problemas diários, podemos despejar todos e eliminar com a prática do esporte, que leva a disposição e ao melhoramento do corpo todo.


Efeitos principais das endorfinas:

  • Melhoram a memória;
  • Melhoram o estado de espírito (bom humor);
  • Aumentam a resistência;
  • Aumentam a disposição física e mental;
  • Melhoram o nosso sistema imunológico;
  • Bloqueiam as lesões dos vasos sanguíneos;
  • Têm efeito antienvelhecimento, pois removem superóxidos (radicais livres);
  • Aliviam as dores;
  • Melhoram a concentração.



E com todos esses benefícios, é claro, quem já gostava de esportes, estará muito mais motivado a continuar, vale lembrar que um bom aquecimento ajuda a prevenir lesões, e ao final, um bom relaxamento muscular ajuda desestimular os músculos e relaxa-los para que no próximo dia esteja preparado novamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário